quinta-feira, 16 de junho de 2016

Crítica: Um Santo Vizinho | Um Filme de Theodore Melfi (2014)


A pacata vida de Vincent (Bill Murray) está prestes a mudar com a chegada de seus novos vizinhos. Sua rotina de má-educação, bebedeiras e pequenas trapaças estão prestes a sofrer a interferência após a chegada da atribulada Maggie (Melissa McCarthy), uma mulher recém-separada e seu filho, Oliver (Jaeden Lieberher), um espirituoso menino que se mudam para a casa ao lado. Ainda em fase de adaptação em relação à separação, Maggie vê na figura de Vincent a possibilidade dele cuidar do garoto enquanto ela está no trabalho, embora não seja a pessoa mais indicada para a tarefa. E nessa arriscada união entre Vincent e Oliver surge uma forte amizade, onde o velho Vincent irá aprender tanto quanto o jovem Oliver que a santificação pode ser dedicada, como também encontrada até nos mais improváveis dos homens. “Um Santo Vizinho” (St. Vincent, 2014) é uma comédia dramática escrita e dirigida por Theodore Melfi. Estrelada pelo veterano e carismático da comédia Bill Murray (que já levou seu nome a icônicas comédias de décadas passadas) e pela a atriz em ascensão Melissa McCarthy (que tem enfileirado alguns sucessos divertidíssimos), há outros nomes de respeito e talento no elenco de apoio como Naomi Watts, Chris O´Dowd e Jaeden Lieberher que enriquecem o delicado resultado dessa singela história de amizade de pessoas tão diferentes.

Um Santo Vizinho” não se difere de uma infinidade de dramédias já lançadas até hoje. Se alça sobre uma história simplista, se arma de um punhado de clichês marcados pontualmente, se apresenta ligeiramente de modo previsível e se mantem em destaque através do talento e carisma de seu elenco principal. Mas o trabalho de Theodore Melfi em relação a “Um Santo Vizinho” é marcado de tanta dedicação que é impossível não se agradar com o resultado. Com um trabalho de câmera competente, montagem bem elaborada e uma trilha sonora envolvente, essa produção transborda irreverencia que lhe confere um gracioso envolvimento do espectador com a trajetória de seus personagens. É difícil imaginar que a figura de um velho rabugento, que bebe compulsivamente, fuma sem moderação, aposta em corridas de cavalo, aprecia o sexo com uma prostituta, seja capaz de ter uma boa índole no final das contas. Mas tem sim, e o roteiro de Theodore Melfi não somente combina com habilidade esse inesperado aspecto de seu caráter, como consegue conferir uma carga dramática expressiva ao enredo, com pequenas doses de sentimentalismo e brilhantemente suavizado com boas passagens de comédia. E se Bill Murray é o grande nome do elenco, que obviamente se destaca com facilidade, também é certo dizer que a atuação do jovem Jaeden Lieberher não faz feio diante do experiente ator que protagoniza ótimas passagens.

Um Santo Vizinho” é um filme divertido, dono de uma mensagem válida que cresce aos poucos no enredo e é apresentada de forma competente do começo ao fim. Curiosamente termina com um Bill Murray dividindo a tela com os créditos finais, apenas sendo Bill Murray como nos velhos tempos. Memorável sem querer ser.

Nota:  7,5/10   
_____________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário