A
musicalidade é um dos traços mais marcantes da cultura cubana. Ao observar
isso, no ano de 1996, o guitarrista e produtor musical Ry Cooder foi a Cuba
gravar um CD com lendários músicos da cultura cubana que com o tempo acabaram
sendo esquecidos pelas novas gerações. Com o intuito de reviver essa
característica tão saborosa dessa nação, a música, cerca de dois anos depois, Cooder
voltou à ilha na companhia do famoso cineasta alemão Wim Wenders e de uma
pequena equipe de filmagens para gravar um documentário que foi intitulado “Buena Vista Social Club” (1999). Esse título
foi dado em homenagem a uma famosa casa de shows que teve o auge do sucesso nos
anos 40, e que hoje permanece fechada desde a década de 50, mas apesar de tudo não
foi apagada da memória de antigos frequentadores, e felizmente imortalizada
através desse documentário.
O
trabalho documental de Wenders é focado na história dos músicos e
frequentadores do antigo clube de forma tocante e poética. Ignora respectivas
questões políticas e controversas dificuldades sociais que rondam o povo
cubano, dando destaque ao cenário musical ao qual os envolvidos nesse projeto
vivenciaram no passado. Tudo acentuado pela beleza geográfica de Havana
perfeitamente captada pela câmera do cineasta. Aclamado pela crítica, concorreu
ao Oscar de Melhor Documentário e
ganhou o prêmio de Melhor Documentário pela European
Film Awards. Composto por depoimentos carregados de emoção e nostalgia de músicos
como Ibrahim Ferrer, Compay Segundo, Omara Portuondo, Eliades Ochoa, Faustino
Oramas e Rubén Gonzále, e belíssimas imagens de Havana, esse documentário tem seu
desfecho num concerto magistral no Carnegie Hall em New York carregado de
empolgação justificando a razão de sua existência.
Nota: 8,5/10
Nota: 8,5/10
Nenhum comentário:
Postar um comentário