domingo, 3 de setembro de 2017

Crítica: O Experimento Belko | Um Filme de Greg McLean (2016)


Em Bogotá, na Colômbia, tudo corria bem nas Indústrias Belko, uma empresa multinacional que tem inúmeros funcionários americanos. E o que começou sendo apenas mais um dia de trabalho para seus 80 colaboradores, muda repentinamente quando todos são trancafiados no interior do prédio e obrigados a seguir as ordens de uma misteriosa voz, que anuncia através dos alto-falantes uma inesperada intimação: é necessário matar uns aos outros para sobreviver. As ordens que a princípio foram encaradas como uma brincadeira de mau gosto ou um teste psicológico por parte dos funcionários, logo serão vistas de uma forma extrema quando cabeças começam a explodir por conta de um chip de rastreamento para o caso de um inesperado sequestro dos funcionários, que para o espanto de todos também é uma bomba de controle remoto. “O Experimento Belko” (The Belko Experiment, 2016) é uma produção de terror e suspense escrita por James Gunn e dirigida por Greg McLean (responsável por filmes como “Wolf Creek” e “Morte Súbita”). O filme tem no elenco nomes como John Gallagher Jr., Tony Goldwyn, Adria Arjona, John C. McGinley, Melonie Diaz, Josh Brener e Michael Rooker. Inspirado no cult japonês “Batlle Royalle”, de 2000, que por sua vez também inspirou a franquia “Jogos Vorazes”, de 2012; essa produção é bem recheada de boas passagens de sangue e humor ocasionadas pelo roteiro inteligente de James Gunn (responsável pela franquia “Guardiões da Galáxia) e pela direção correta de Greg McLean focada no entretenimento garantido.


O Experimento Belko” diverte o espectador com pouco, pois é violento sem ser explícito e ainda apresenta algumas tensões numa proporção adequada para o gênero. As qualidades de sua premissa inclusive são bem sustentadas por todo o seu desenvolvimento, pois o roteiro explora de forma interessante a transformação do ambiente de trabalho em um campo de batalha implacável, no qual os colegas de trabalho se transformam em sanguinários combatentes. E nesse cenário, onde os personagens passam pelo dilema de matar ou não seus colegas de trabalho e amigos para garantir a sua sobrevivência, a queda das máscaras não é somente inevitável, como também é chocante pela forma como é apresentada. Quando os prazos se esgotam e alguns personagens são eliminados, o cenário vai ficando mais desolador. Por isso, se a ideia de colocar vários personagens lutando por sua sobrevivência não se mostra original a primeira vista, a forma como a história se desenvolve é interessante. Sem pretensões de emplacar mensagens ou reflexões profundas, seu desenvolvimento resume-se a um vença o melhor. Com boas atuações, personagens interessantes, uma trilha sonora legal sempre presente em boas passagens e um desfecho com direito a uma reviravolta bastante pontual, “O Experimento Belko” garante uma boa dose de entretenimento escapista sem soar forçado. O filme funciona ao que se propõe e diverte pelo conjunto de elementos presentes na tela.

Nota:  7/10

4 comentários:

  1. Assustador. Muito assustador.

    Detestei Cidade de papel. Vc gostou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei Liliane. Embora eu não seja fã dos livros de John Green, eu tenho que admitir que esse filme me envolveu bastante. Mas gostei mais ainda do "A Culpa é das Estrelas", que também é de Green. Se na literatura suas histórias não me cativam, no cinema ele tem um fã moderado.

      http://marcelokeiser.blogspot.com.br/2015/07/critica-cidades-de-papel-um-filme-de.html

      bjus

      Excluir
  2. Até hoje o Tony Goldwyn é lembrado como o eterno vilão de Ghost, né?rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também lembro dele em filmes como "O Último Samurai" e "O Sexto Dia". Inclusive nesse segundo, ele também divide os créditos com Michael Rooker. Embora seja um trabalhador dedicado, nunca foi um ator famoso e sempre desempenhou papeis secundários, geralmente personagens que assumem a posição de vilão em grandes filmes. Aqui não é diferente. No entanto seu desempenho aqui está bom pra caramba.

      abraço

      Excluir