quarta-feira, 17 de junho de 2015

Crítica: Os Suspeitos | Um Filme de Denis Villeneuve (2013)


Keller Dover (Hugh Jackman) é um cidadão comum da cidade de Boston e que leva uma vida pacata ao lado da esposa Grace (Maria Bello) e seus filhos. Mas algo terrível acontece durante o feriado de Ação de Graças e que vai tirar toda a serenidade dessa família. Em visita a casa de amigos, os vizinhos Franklin (Terrence Howard) e Nancy (Viola Davis), sua pequena filha desaparece subitamente dos arredores da propriedade. Após uma busca sem sucesso pelos arredores a polícia é acionada, onde o detetive Loki (Jake Gyllenhaal) prende um possível suspeito, o problemático Alex (Paul Dano), mas o liberta pela ausência de provas consistentes que impliquem em sua ligação com o crime. Alex possui sérios problemas cognitivos que causam grandes deficiências o assemelhando com discernimento de uma criança de pouca idade. Embora tenha sido descartado pelas autoridades como o responsável do sequestro, Dover acredita profundamente na culpa de Alex e irá ultrapassar todo e qualquer limite para obter pistas do paradeiro de sua filha desaparecida. “Os Suspeitos” (Prisioners, 2013) é um longa-metragem de suspense realizado por Denis Villeneuve (o responsável pelo ótimo “Incêndios”, de 2011, longa-metragem indicado ao Oscar de Melhor Filme de Língua Estrageira). Com o roteiro de Aaron Guzikowski, Villeneuve entrega um filme inquestionavelmente competente, de atmosfera assombrosa e sufocante chamando para si a responsabilidade de compreender o poder dessa história. Imensamente elogiado pela crítica especializada, essa obra lança um olhar sobre questões morais relevantes através de contornos tristes e desconfortáveis.

                                          
Os Suspeitos” é um drama tocante, de desenvolvimento impactante e repleto de qualidades que vão dos aspectos técnicos as demais escolhas. O desempenho entregue pelo elenco principal é inegavelmente fantástico, onde Hugh Jackman (distante das transposições de HQs) entrega uma de suas melhores performances de sua carreira, ao mesmo tempo em que Jake Gyllenhaal compõe mais uma vez um personagem denso e intrigante. Porém, Paul Dano também tem uma atuação impecável extraída de um personagem extremamente complexo de se materializar (as suas deficiências mentais são o combustível para prolongar todo o desfecho do filme). Assim sendo que as deficiências do seu personagem também são um leque de oportunidades para atores talentosos, e que Paul Dano as aproveita muito bem. E curiosamente, tudo é muito bem explorado pelo roteiro de Guzikowski, seja nas delicadas nuances da história ou nas passagens gritantes que causam descompasso no coração dos espectadores (as cenas de tortura que permeiam a trama são de uma crueza e um realismo perturbador), e como Villeneuve explora com maestria todo o conjunto de elementos que compõe a obra. A direção de fotografia de cores frias como a própria trilha sonora bem pontuada acentua todo esse conjunto de acertos. “Os Suspeitos” (um título nacional pouco criativo para um filme tão promissor como este) foi uma das melhores estreias de 2013, como um dos melhores filmes de seu realizador até então, seja pelo desenvolvimento fascinante que adota para a sua obra, seja pela forma como prende a atenção e surpreende até o último minuto de duração.

Nota:  8,5/10  
_____________________________________________________________________________

6 comentários:

  1. Ótimo filme.

    O canadense Denis Villeneuve é sem dúvida um dos melhores diretores que surgiram nos últimos anos.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, embora outro longa-metragem estrelado por Jake Gyllenhaal chamado "O Homem Duplicado" tenha me causado certa estranheza.

      abraço

      Excluir
  2. Tive opinião semelhante. É um longa denso, incômodo, com personagens que se portam de maneira desesperada e contraditória. Também achei Paul Dano ótimo no papel.

    Cumps.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Gustavo. Particularmente apreciei o trabalho dos três atores que citei, mas me chama a atenção que Paul Dano com bons papéis consegue impressionar. Achei ele bárbaro em "Sangue Negro", mas infelizmente patético em "Cowboys e Aliens". Uma pena!

      abraço

      Excluir
    2. Pra mim a melhor atuação dele até hoje foi em Pequena Miss Sunshine, gosto mais dele do que Alan Arkin, inclusive.

      Excluir
    3. Verdade.... desse eu não lembrava!

      abraço

      Excluir