sexta-feira, 4 de maio de 2012

Os 300 de Esparta | HQs e Graphic Novels de Sucesso




Para quem ainda não assistiu ao filme “300”, do diretor Zack Snyder (Sucker Punch – Mundo Surreal e Watchmen), deveria conferir sua fonte antes de assistir ao filme. Encontrei em um “Sebo” está semana, por uma bagatela, o livro em perfeitas condições, que me inspirei a postar sobre minha sorte. Ou pelo menos sobre o fruto que descobri ter encontrado. Há no mercado uma famosa versão Widescreen da história de Frank Miller, da editora Devir, lançada em uma compilação de roupagem moderna, capa dura, papel luxuoso e na posição “deitada”, disponível para interessados da obra em uma roupagem mais requintada. Cada página vira uma exposição de arte através desse formato. 

A trama é uma abordagem romantizada e violenta da famosa Batalha de Termópilas, que ocorreu em 480 a.c, quando o rei de Esparta (Leônidas) reuniu um Exército de 300 homens e enfrentou o império persa, comandado pelo imperador Xerxes. O livro está recheado de batalhas sanguinolentas e reviravoltas que são um verdadeiro espetáculo visualmente personificado. As fontes de Miller para compor a obra, foram baseadas em descrições de Heródoto, quem primeiro romanceou a extraordinária batalha, que era contada em números, de 300 espartanos contra 4 milhões de persas. 

Sem se prender a detalhes verídicos da obra, deve-se comtemplar a beleza e o esmero do conteúdo proporcionado por Miller sobre um confronto heroico e desigual que salvou a Grécia e sua história. Apesar de ser conhecedor das fontes de Snyder para sua filmagem, fiquei impressionado com as semelhanças visuais do livro com o filme. 

 Uma comparação da cena do filme com sua versão em Quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário