sábado, 12 de maio de 2018

Crítica: Além da Morte | Um Filme de Niels Arden Opev (2017)


Existe uma linha tênue entre a vida e a morte que detém seus segredos. Assim quando quatro estudantes de medicina motivados pela curiosidade da Dr. Courtney Holmes (Ellen Page) iniciam uma experiência controlada para descobrir o que há depois da morte e obter respostas que a ciência ainda desconhece. Ao realizarem paradas cárdicas por pequeno espaço de tempo, eles iniciam o experimentalismo esperando revolucionar a medicina. Porem quando eles são confrontados através de alucinações paranormais com seus pecados do passado depois de passarem pela experiência, sequelas de sua busca revolucionária passam a causar nos estudantes perigosos tormentos. “Além da Morte” (Flatliners, 2017) é uma produção estadunidense de suspense escrita por Ben Ripley e dirigida pelo dinamarquês Niels Arden Opev. Estrelado por Ellen Page, Diego Luna, Nina Dobrev, James Norton, Kiersey Clemons e ainda tem a participação de Kiefer Sutherland, essa produção é uma remafilmagem de suspense chamado “Linha Mortal”, de 1990, filme dirigido por Joel Schumacher. Desnecessário, previsível e pobre de novas ideias, o trabalho de Niels Arden Opev deixa a desejar até por quem desconhece o charme do cult movie dos anos 90.


Embora “Além da Morte” siga uma cartilha rigorosa de clichês funcionais, o trabalho Niels Arden Opev não tem o charme do trabalho de Joel Schumacher, mesmo que ambos sejam rotulados pela crítica especializada como retumbantes fracassos. Além do mais, o roteiro de Ben Ripley não agrega nada de novo se comparado ao roteiro original de Peter Filardi e menos ainda tem a seu favor, a possibilidade de ver futuros astros e estrelas de cinema como o elenco do original, que tinha Kiefer Sutherland, Kevin Bacon, Oliver Platt e Julia Roberts fazendo história nas telonas nos anos seguintes. Ainda que esse remake tenha seus momentos de brilhantismo, a maioria dispersada na primeira meia hora, em resumo não passa de uma versão sofisticada de uma história antiga. O elenco é funcional (com destaque para Ellen Page e Diego Luna), a montagem é inteligente e tenta impressionar o público com alguns sustos típicos de filmes de terror, enfim Niels Arden Opev segue a cartilha de sucesso que não impressiona mais ninguém. A excelência técnica está presente na tela, mas debilitada pelas escolhas ruins do roteiro que não busca apresentar simplesmente nada novo aos espectadores que ainda não tenha sido mostrado à quase trinta anos atrás. Assim sendo, “Além da Morte” é uma refilmagem descartável e bonitinha como a maioria de filmes assim que Hollywood não deixa morrer.

Nota:  5/10
_________________________________________________________________________

2 comentários:

  1. Adoreí filmes de suspense é definitivamente meu gênero favorito. Mas eu recomendo Além da Morte o elenco formado por Ellen Page, Diego Luna, Nina Dobrev é espetacular. Todos os três são grandes atores de Hollywood. Eu considero isso um dos melhores lançamentos do 2018. . Eu amo o enredo do filme e como ele tem me sujeito ao assento em todos os momentos. Eu gosto muito deste tipo de filmes, eles sempre chamam minha atenção por causa da história muito divertida. É impossível não se deixar levar pelo ritmo da história. Você não pode parar de vê-la.

    ResponderExcluir