quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Resenha: Ouro Azul: As Guerras Mundiais pela Água | Um Documentário de Sam Bozzo (2008)


"Ouro Azul: As Guerras Mundiais pela Água" (Blue Gold: World Water War, 2008) é um documentário dirigido e produzido por Sam Bozzo inspirado no livro "Blue Gold: The Right to Stop the Corporate Theft of the World´s Water" de Maude Barlow e Tony Clarke. Esse documentário avalia uma série de fatores ambientais e políticos em volta desse recurso natural. Quando em alguns países é encontrado com abundância, em outros tem sido cada vez mais raro. O documentário inclusive se coloca a frente ao afirmar, que se nos dias de hoje guerras são travadas pelo petróleo, possivelmente no futuro o recurso de cobiça dos governos que desencadeará conflitos será a água. A abordagem de Bozzo ressalta que a história tem muito a nos dizer: Civilizações do passado começaram a entrar em colapso a partir de uma má gestão da água. Assim o documentarista deixa a seguinte indagação: se a coisas continuarem da forma em que estão caminhando, a raça humana será que irá sobreviver? Não podemos viver sem água. E a privatização desse bem pode levar a sociedade a ruína.

Lançado primeiramente no Festival Internacional de Cinema de Vancouver em 2008, essa produção arrematou alguns prêmios pelo mundo, como o Prêmio do Júri de Melhor Documentário no Newport Beach Film Festival ou no Festival de Cinema Independente Europeu. Suas filmagens também se passaram em diferentes locais do mundo, inclusive no Brasil. Narrado pelo ator Malcolm McDowell, esse documentário serve de alerta a população de diferentes cantos do mundo sobre o panorama sinistro que aquilo que todos acham ser um direito de todos, pode ser capitalizado e cada vez mais restrito a grande parte da população mundial, e apenas de acesso (ainda mais do que é hoje) aos economicamente favorecidos. "Ouro Azul: As Guerras Mundiais pela Água" é um documentário que deve ser visitado, por tocar num assunto delicado e pouco difundido em tempos de fartura, mas que tudo indica, não se prorrogará por mais 50 anos com a mesma moleza.   

Nota: 7,5/10

     Assista ao documentário completo on line no You Tube

4 comentários:

  1. This portuguese version is horrible. However did the portuguese version does not know the language. It has to be a Brazilian translation to make sense.

    ResponderExcluir
  2. Outro documentário sensacional e que também merece o seu espaço no presente blog, é o filme "Vamos fazer dinheiro" - Let's Make Money. Filme que fala sobre a globalização - http://vimeo.com/78465894

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não o vi ainda. E para ser sincero com você, nem o conhecia de nome. Obrigado pela dica!

      abraço

      Excluir