quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Crítica: Sr. Holmes | Um Filme de Bill Condon (2015)


A presença de um magnifico ator como Ian McKellen, associada a um personagem icônico da literatura como Sherlock Holmes é um orgulho que não cabe a qualquer realizador. Embora o trabalho aqui não seja esmiuçar nenhuma grande trama investigativa de difícil resolução a meros mortais, Bill Condon entrega de um modo bastante particular um longa-metragem igualmente fascinante. Tanto o trabalho de McKellen quanto de Condon, ambos tem de uma forma bastante elegante e eficiente às atribuições do mais famoso investigador do mundo. “Sr. Holmes” (Mr. Holmes, 2015) é um drama de mistério britânico e estadunidense baseado no romance A Slight Trick of the Mind, de Mitch Cullin que foi publicado em 2005 e que tem a figura de Sherlock Holmes como personagem principal, da autoria de Arthur Conan Doyle. Em sua trama, agora acompanhamos o detetive aposentado Sherlock Holmes (Ian McKellen), que com 93 anos em pleno ano de 1947, já está distante de suas atividades profissionais há quase 20 anos. Embora aposentado, sua reputação e seu talento para desvendar mistérios continuam intactos, apesar de serem ocasionalmente prejudicados pelo ímpeto da idade. Sua memória já lhe o submete a tensas armadilhas e vivendo numa distante fazenda apenas na companhia de uma governanta, a Sra. Munro (Laura Linney) e seu pequeno filho, Roger (Milo Parker), o qual o segundo divide com Holmes seu fascínio por abelhas e sempre se encontra interessado pela incursão de Holmes como escritor, o garoto acaba o ajudando a reconstituir um antigo e importante caso do passado que se recusa a desaparecer da memória e que inclusive lhe impulsionou a uma precoce aposentadoria.

Em uma segunda parceria entre o ator Ian McKellen e o cineasta Bill Condon (a primeira foi através de “Deuses e Monstros), “Sr. Holmes” é a materialização do melhor desses dois. “Sr. Holmes” é um filme meticulosamente elegante em sua aparência e comportamento, de argumento preciso que se beneficia de uma edição bem montada e que mesmo que os pequenos mistérios abordados na trama não tenham a grandiosidade esperada coerente com a fama do personagem título, despertam a atenção do espectador e reservam algumas surpresas agradáveis. O filme não possui inebriantes reviravoltas, mas delicados e necessários esclarecimentos que trabalham para a funcionalidade do todo. Marcado com boas atuações por parte de todo o elenco (ainda que personagens familiares como Dr. Watson e o irmão de Sherlock Holmes sejam apenas citados na trama), a trilha sonora sensível enriquece outros departamentos técnicos como de arte, que faz uma reconstituição de época precisa nos detalhes, ou de fotografia, que brinda o espectador com belas imagens ao longo da produção. Uma curiosidade: o ator Nicholas Rowe, que interpretou o Sherlock Holmes ainda na juventude no filme “O Enigma da Pirâmide”, de 1985, faz uma inesperada aparição na tela como o personagem Sherlock Holmes em uma transposição cinematográfica de um dos livros de Watson ao qual o ator Ian McKellen vai conferir numa certa passagem do filme. Por fim, “Sr. Holmes” não é necessariamente um longa-metragem que busca entregar ao espectador um quebra-cabeça ou um enigma desafiador aos sentidos sobre misteriosos assassinatos. É mais um drama sobre o necessário aprendizado do envelhecimento, a reciclagem das experiências de vida em benefício dos mais jovens e do quão importante que podem ser as abelhas em nossas vidas.

Nota:  8/10

2 comentários:

  1. Na verdade não sou muito fã do trabalho de Laura Linnet, mas em Sully movie me surpreendeu. Acho que se consolidou como atriz e conseguiu encantar ao espectador.É interessante ver um filme que está baseado em fatos reais, acho que são as melhores historias, porque não necessita da ficção para fazer uma boa produção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito desse filme, pois lança um olhar mais humano sobre a figura do personagem. Ótima ideia!

      abraço

      Excluir