segunda-feira, 29 de abril de 2019

Crítica: O Paradoxo Cloverfield | Um Filme de Julius Onah (2018)


Em 2028, o planeta Terra sofre de uma crise energética global e está diante de uma eminente guerra mundial. Para solucionar os problemas de energia do planeta, as agências espaciais do mundo põe em órbita a Estação Espacial Cloverfield para testar o acelerador de partículas Shepard, o que proporcionaria toda a energia necessária para abastecer o planeta caso os tripulantes consigam fazer a maquina funcionar. Porém há especialistas que afirmam estes testes podem desencadear efeitos colaterais, como portais para dimensões paralelas e perigosas rupturas no espaço tempo. Após vários testes malsucedidos, finalmente a tripulação consegue aparentemente sucesso ao conseguir um feixe de energia supostamente estável, ele também gera uma sobrecarga inesperada na estação. O que ninguém esperava era que essa sobrecarga acidental também fez com que todos os temores teorizados na Terra se tornaram uma realidade fazendo com que os tripulantes devam fazer de tudo para reverter as consequências de suas ações no espaço. “O Paradoxo Cloverfield” (The Cloverfield Paradox, 2018) é uma produção estadunidense de terror e ficção científica escrita por Oren Uziel e Doug Jung e dirigida por Julius Onah. Esse é o terceiro episódio de uma franquia iniciada com o filme “Cloverfield”, de 2008, todo filmado no estilo found footage, seguido pelo excelente suspense “Rua Cloverfield, 10”, de 2016. Em “O Paradoxo Cloverfield” a franquia dá uma pequena escorregada e manda a boa reputação da franquia (desculpem o trocadilho) para o espaço.

É fato que a premissa de “O Paradoxo Cloverfield” seja tão boa quanto se podia esperar. Numa imensidão de questões sem resposta que os dois filmes anteriores cultivavam estrategicamente, essa produção tinha o propósito de esclarecer apenas uma dúvida que por sinal foi respondida com louvor (a origem de todo caos). Porém há uma infinidade falhas, escolhas equivocadas e soluções narrativas dotadas de incoerências com o restante da franquia que foram adicionadas ao roteiro que mais prejudicam a funcionalidade do filme do que ajudam a alça-lo ao sucesso dos filmes anteriores. Essa crise energética que assola o planeta é um fato novo dentro da franquia, numa antes esboçada o que causa uma sensação de estranheza ao observar o conjunto da obra. A sub-trama focada na vida pessoal de Ava Hamilton, uma oficial de comunicações a bordo da estação interpretada por Gugu Mbatha-Raw é uma adição duvidosa. Seu desempenho é um destaque formidável do elenco, inquestionavelmente o melhor, superando figuras grandiosas como Daniel Brühl, Zhang Ziyi e David Oyelowo. No entanto sua conexão com a Terra através do seu marido que se ocupa na salvação de uma menina perdida também gera uma sensação de excesso, embora nota-se que se trata de um pequeno artifício para conectar o espectador com as circunstâncias alarmantes que ocorrem na Terra no momento. Sem falar de passagens de uma mão decapitada com total autonomia do corpo, diálogos maçantes e situações pouco climáticas que remetem a um filme de assombração, fazem do desenvolvimento da trama um desfile de coisas ruins.

Em meio a essas escolhas ruins, Julius Onah falha consequentemente na criação da atmosfera certa para o seu produto, já que o suspense e a tensão quase nunca atingem os níveis adequados para uma produção dessas, a ficção científica não fascina e os dramas e obstáculos propostos ao elenco apenas geram o material necessário para preencher o tempo. Sem dúvida, “O Paradoxo Cloverfield” era de conhecimento de seus realizadores como sendo o filme mais fraco da franquia. Depois que seu lançamento teve vários adiamentos, a Paramount cedendo os direitos da franquia para a Netflix, onde o filme não seria lançado em salas de cinema, os fãs da franquia já podiam esperar o pior. Embora seja apenas uma ligeira escorregada, e as poucas boas ideias presentes nessa produção sejam válidas e demonstrem alguma iniciativa por não se prender a uma narrativa padronizada para a franquia, seu quarto episódio não irá desencadear tantas expectativas como foi em outrora.

Nota:  6/10

2 comentários:

  1. É um filme apenas razoável. São interessantes os pequenos detalhes que ligam com os dois filmes anteriores.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade... mas poderia ser melhor sem muito esforço. Passou perto de ser bom realmente.

      abraço

      Excluir