sexta-feira, 29 de março de 2019

Crítica: Creed II | Um Filme de Steven Caple Jr. (2018)


A vida de Adonis Creed (Michael B. Jordan) anda em polvorosa após a conquista do cinturão. Os holofotes estão sobre sua figura e seu título sob o olhar ambicioso dos adversários. Dividido entre as obrigações de sua vida pessoal e o tumultuado mundo do boxe, ele agora tem que encarar o maior desafio de sua vida: enfrentar um poderoso adversário diretamente ligado ao passado de sua família. Rocky Balboa (Sylvester Stallone) está ao seu lado, mas com a cautela dada por sua experiência. Diante de um inevitável confronto, tanto Rocky quanto Adonis serão colocados à prova pelo que vale a pena mesmo lutar. “Creed II” (Creed II, 2018) é um longa-metragem estadunidense dramático escrito por Sylvester Stallone e Juel Taylor, tendo a direção de Steven Caple Jr. (responsável pelo elogiado “The Land”, de 2016 e vários curtas-metragens de respeito). Estrelado por Michael B. Jordan, Sylvester Stallone, Tessa Thompson e Dolph Lundgren; essa produção é uma continuação de “Creed”, de 2015. Oferecendo mais do mesmo que fez de Rocky um personagem icônico do cinema ao longo dos anos, o cineasta Steven Caple Jr. entrega uma sequência irremediavelmente satisfatória diante do trabalho de Ryan Coogler em 2015 e a altura da franquia do personagem Rocky.

É necessário que seja dito: Sylvester Stallone tem um talento para repetição que é imbatível. Mesmo depois de tantos filmes ao longo dos anos onde ele interpretou o papel de um boxeador/treinador, ele ainda consegue realizar trabalhos que se mostram no final das contas de algum modo fascinante. “Creed II” não é diferente. Embora seja um filme de luta, os aspectos dramáticos e as motivações que rondam os personagens são extremamente convincentes. Ao pegar a história passada dos personagens e reuni-las com elementos competentes, faz do embate de Adonis Creed (filho do lendário Apollo Creed, interpretado por Carl Weathers) com Viktor Drago (filho da promessa russa do boxe, o Ivan Drago que é interpretado por Dolph Lundgren) tão fascinante fora do ringue do que dentro. O filme é feito sob medida para tocar no coração do espectador, ao mexer em temas universais como família, companheirismo e obstinação. Obviamente há as típicas cenas de luta brilhantemente filmadas, com direito a todos os clichês conhecidos do gênero aos quais uma grande parte foram apresentados ao mundo pelo próprio Stallone, mas que não só não atrapalham ou diminuem a experiência do público como consegue intensificar a força do conjunto.

Creed II” é o mesmo de tudo que os fãs do gênero já viram, mas apresentado de uma forma tão bem feita que curiosamente sempre deixa na mente do espectador um gostinho de novo. Daqui para frente, Rocky já pode aposentar as luvas, pois Creed já tem poder para tocar um sucesso de forma autônoma.  

Nota:  7/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário