segunda-feira, 18 de junho de 2018

Crítica: O Predador | Um Filme de John McTiernan (1987)


Quando um grupo de soldados das Forças Especiais Americanas que são liderados pelo Major Alan “Dutch” Schaefer (Arnold Schwarzenegger) são enviados a uma selva da América Central para resgatar um grupo de pessoas de grande valor para o governo americano que estão sendo mantidos reféns por guerrilheiros, algo durante a fuga não procede de acordo como o esperado. Quando os homens de Dutch passam a serem mortos à medida que avançam em fuga pela densa floresta, convencidos que estão sendo seguidos por guerrilheiros, resta apenas ao destemido Major Dutch confrontar a verdadeira ameaça que ronda seu grupo de soldados. “O Predador” (The Predator, 1987) é uma produção estadunidense de ação e ficção científica escrita por Jim Thomas e John Thomas e tem a direção de John McTiernan (na época um aspirante a diretor). Lançado nos Estados Unidos em 12 de junho de 1987, o filme na época dividiu a opinião da crítica especializada obtendo reações mistas. Porém essa produção conseguiu um maior reconhecimento algum tempo depois, quando esse filme passou a virar uma espécie de cult movie em certos círculos de cinéfilos até virar figurinha carimbada por admiradores de cultura pop.

Além de ser um bom filme de ação, “O Predador” tem as suas curiosidades. Baseado num roteiro cujo conceito original surgiu de uma brincadeira de bastidores relacionada ao personagem indestrutível de Sylvester Stallone, o pugilista Rocky Balboa (onde o personagem só faltava lutar contra um alienígena, tamanha a sua aparente invencibilidade); o filme foi dirigido por um talentoso, mas inexperiente diretor na época que acabou mostrando todo o seu verdadeiro potencial alguns anos depois após alavancar franquias de sucesso como “Duro de Matar”; o filme também foi estrelado por um propenso astro de Hollywood que os estúdios não deixavam cair no esquecimento do público, o então brucutu Arnold Schwarzenegger, que se mostrou no final das contas um rival a altura da potencialidade do adversário alienígena. Além de ser lembrado por muitos como sendo o filme que o astro belga, o ator Jean-Claude Van Damme quase participou (o ator era a escolha original para usar o traje do alienígena, mas devido a sua baixa estatura e alguns outros empecilhos seu nome foi cortado e o papel foi passado para o ator Kevin Peter Hall, que condizia mais com as características físicas necessárias para desempenhar o papel do personagem alienígena).

O Predador” é a cara do cinemão dos anos 80. Criativo, esforçado e de fácil empatia, sua forma e ritmo ainda são capazes de impressionar um público novo. Com boas cenas de ação, uma atmosfera bem produzida pela inspirada trilha sonora de Alan Silvestri, como pelas locações selvagens que acomodam a trama, o filme contem interessantes surpresas em sua essência que ainda hoje geram constantes expectativas entre fãs do filme original por uma sequência tão inspirada quanto seu pontapé inicial. Aproveitando as atuações que são válidas pelos contornos do projeto, “O Predador” ainda é capaz de proporcionar uma boa dose de entretenimento a novos públicos, além de ser um ótimo filme de ação de ser revisitado por razões de nostalgia.

Nota:  8/10


Nenhum comentário:

Postar um comentário