quarta-feira, 11 de abril de 2018

Resenha: O Grande Museu | Um Documentário de Johannes Holzhausen (2014)


O Kunsthistorisches Museum é um museu de belas-artes localizado em Viena, na Áustria. Inaugurado em 1891, é um dos mais antigos do gênero no mundo inteiro. Foi construído por Gottfried Semper e Karl von Hasenauer para acomodar a vasta coleção imperial dos Habsburgo que, ao longo dos séculos, foram os patronos das artes naquele país. “O Grande Museu” (Das große Museum, 2014) é um documentário de Johannes Holzhausen, que lança um olhar detalhado sobre a rotina de vida de um dos mais famosos museus de arte do mundo. Durante dois anos, o documentarista Johannes Holzhausen e sua equipe se aprofundaram nas dependências do museu, acompanhando de perto os bastidores do esforço de seus funcionários, curadores e peritos de mostrar ao seu público as obras de arte vindas de todos os lugares do mundo. Esse desafio é mostrado em detalhes, mais em visual do que em respectivas explicações didáticas, mas ao mesmo tempo, ainda infinitamente reveladoras sobre seu funcionamento interno. Um agradável vislumbre sobre a rotina do museu, que vai apresentando aspectos curiosos que rondam os mais variados membros e funcionários do museu, desde a equipe de serviço de limpeza, historiadores, administração e pessoas ligadas as engrenagens de seu funcionamento. Sua narrativa menos tradicional não gera um empecilho para a sua melhor compreensão, mas um atrativo inesperado brilhantemente executado.

Desprovido de constantes narrações em off dadas por uma voz marcante (geralmente concedida por uma figura pública e respectivamente famosa), “O Grande Museu” segue o conceito comum de um museu de arte que é a simples e objetiva contemplação do material. As imagens falam por si, e as circunstâncias retratadas são de fácil compreensão; seja nos aspectos mais triviais que ocorrem nas dependências das galerias (o trabalho duro de restruturação de salas para acomodar certas obras) ou nas tensões que rondam os profissionais que mantem o funcionamento e a excelência do que é apresentado no museu. Os pequenos dramas que cercam os funcionários são elevados por uma realização do documentarista Johannes Holzhausen de modo formidável. Transparente, revelador e, sobretudo, intensificado por uma captura certeira dos momentos. As ditas trivialidades ganham uma força na tela dignas de uma obra ficcional e elaborada para mover o espectador em emoções. Através de “O Grande Museu”, o documentarista Johannes Holzhausen expressa seu desejo de explicar o complexo desafio do funcionamento do Museu de Arte de Viena, ao mesmo tempo em que explícita o quanto semelhante são suas necessidades e desafios de mantê-lo igual a qualquer outro empreendimento de iniciativa privada independente do segmento.  

Nota:  7,5/10

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