quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Elmore Leonard (1925-2013)

Morre aos 87 anos o escritor Elmore Leonard, autor de vários best-sellers, dos quais muitos foram transpostos para o cinema por diferentes cineastas. Dono de um estilo que preponderava diálogos impressionantes, e personagens brilhantes que oscilavam entre heróis e bandidos, o ex-publicitário largou a profissão para se dedicar a partir da década de 50 aos romances (primeiramente de faroeste e mais tarde passou a escrever livros de suspense policial), onde reunidos chegam a ser mais de 40 romances. O seu mais recente romance, "Blue Dreams" está previsto para ser lançado ainda para esse ano.


Seu trabalho era bem conhecido em Hollywood. Cineastas como Quentin Tarantino eram fãs confessos de seu trabalho, tanto que seu único filme cuja a história era de outro autor (mas ainda assim adaptada pelo cineasta) era um romance de Leonard chamado "Rum Punch", o qual saiu no cinema com o título de "Jackie Brown" (1997). Cerca de 25 livros seus foram transpostos para a telona ou tornaram-se seriados. Alguns de seus livros viraram fantásticas obras cinematográficas: "3:10 para Yuma" e "The Big Bounce" tiveram duas transposições cada ao decorrer de sua trajetória. Mas "O Nome do Jogo" (1995) dirigido por Barry Sonnenfeld talvez tenha sido seu maior sucesso através do simpático agiota Chili Palmer e sua incursão no mundo cinema que foi interpretado por John Travolta, que mais tarde teve uma continuação apagada quando foi jogado nos bastidores do mundo da música.

O longa "Irresistível Paixão" (1998) dirigido por Steven Soderbergh, era carregado de diálogos ásperos e cheios de ironia em personagens interessantes. A afinidade de Hollywood com a obra de Elmore Leonard era clara: seus personagens e tramas eram feitas sobmedida para o cinema de tão bem que se ajustavam ao formato. As situações e os diálogos eram tudo que os roteiristas precisavam como base para compor brilhantes trabalhos, e por isso os direitos autorais de seus livros as vésperas de ser lançado já eram disputados pelos estúdios. Evidentemente o resultado nem sempre saía de acordo como o planejado, mas não apaga a verdade sobre o inquestionável talento do autor. Vai deixar saudades!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário